segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Que profissão seguir?

Que profissão seguir?
Essa é uma das maiores dúvidas de qualquer aluno que vê o vestibular chegando perto e que quer decidi qual carreira seguir.
E nesses dias com os meus amigos entrando na federal me veio a cabeça a decisão de que tenho que procurar o que quero fazer, já que estou na metade do meu curso técnico e logo logo virá o vestibular. Mas são tantas dúvidas...
Primeiro vem à preocupação de passar no vestibular. Hora de provar que todos os seus anos dedicados na escola não foram em vão.
Depois vem a pressão da família, mesmo que alguns digam que não, eles sempre esperam algo de você, que você prove se todos esses anos serviram de alguma coisa ou não. Seja pra dizer o quanto você é bom ou então pra te criticar por não ter passado.
Aí é que vem a maior dúvida: Qual curso escolher? Em que eu quero trabalhar?
São essas duas perguntas que ficam na sua cabeça, atormentando você de dia e de noite.
É nesse momento que você começa a procurar testes vocacionais pra fazer, mas a cada teste ou dá uma profissão que se ajusta a você ou (na maioria das vezes) dá algo que não tem nada a ver.
E aí com a proximidade do vestibular bate o desespero de ter que achar algo que combine com você, que você ao estudar, trabalhar sinta prazer em fazer aquilo que gosta.
E quando você finalmente consegue achar o curso, mesmo que você confie nos seus conhecimentos bate o medo de não conseguir passar no vestibular.
É por isso que decidi a começar a procurar logo, faltam apenas dois anos para acabar meu curso técnico e fazer o vestibular, e já que estou de férias decidi tirar esses dois dias pra ter algo mais conciso na minha mente. 
E querem saber? Depois de muito pensar em que eu gosto, de dezenas de testes vocacionais e de ver muitas grades curriculares de cursos estou apenas em dúvida entre dois: Ciências Biológicas e Ecologia. Vou esperar esse ano acabar, por que como vou ter muita matéria técnica, quero ver com qual me identifico mais. Isso não quer dizer também que não possa mudar de ideia até lá (sou muito inconstante, risos).
E pra vocês que estão nessa situação boa sorte, e tenham certeza de que vocês encontraram algo que gostarão.


O bj. 

C.B.

Um comentário: